Cestas de Presente

  • img
  • img
1-888-549-8805

Por que dar é realmente melhor do que receber!

Todos nós já ouvimos pessoas dizerem que é melhor dar do que receber, mas você acredita que ser generoso é comprovadamente bom para você? De acordo com o Dr. Devin A. Byrd, Chefe do Departamento de Ciências do Comportamento, da Universidade do Sul está comprovado que sim. Existem benefícios mentais para quem adota comportamentos altruísticos, e dar presentes está entre estes comportamentos.


Desde a  busca pelo presente certo para  alguém que você ama ao momento de embrulhar e enviá-lo, o próprio ato de fazer compras para alguém fornece “um elevador emocional”, de acordo com Dr. Byrd. Mas ainda mais do que o bem estar ao dar, sua generosidade traz a você memórias positivas da pessoa para quem você está comprando, o que fornece um impulso de humor. Outro bônus é que o presente em si cria uma ligação perceptível entre vocês dois. Especialmente nos dias de hoje, quando muitas pessoas passam datas festivas distantes um do outro, o ato de enviar presentes quando você não pode estar lá é uma maneira de fortalecer os laços. E, claro, não há nada mais importante para a saúde mental do que a sua rede de apoio social. Dar presentes é uma maneira de ajudar a mantê-la forte, mesmo quando eles estão longe.

Você pode estar dizendo: “Ok, isso é ótimo – sim, é bom enviar um presente, mas não é como se tivesse algum benefício de saúde física, certo?” Errado! Existem muitas pesquisas que mostram que aqueles que são generosos regularmente (isto é, ajudam instituições de caridade, executam atos de bondade com frequência, surpreendem pessoas com presentes, etc.) são mais saudáveis e vivem mais por muito tempo. Stephen Post, professor de Medicina Preventiva na Stony Brook University, descobriu que a generosidade regular teve um impacto positivo mesmo em pessoas que sofrem de doenças crônicas.

Você pode perguntar: “Como é que isso funciona?”. Acontece que coisas como fazer compras para outra pessoa, gastar tempo ajudando-a em algo, e até mesmo conversar com ela durante em um período de necessidade, transfere o foco do seu próprio dia-a-dia para a outra pessoa. Os pesquisadores acham que isso reduz o estresse interno. Stress e o cortisol produzido, são os principais fatores no desenvolvimento de quase todas as doenças crônicas que você pode pensar. Reduzir o stress está diretamente ligado a uma saúde melhor.

Mas talvez a melhor maneira em que o ato de dar algo gere benefícios para você seja por gerar um sentimento de gratidão. “Claro que sim”, você pode dizer, “quando você envia um presente ou gasta seu tempo, a outra pessoa fica grata.” E sim, isso é verdade, mas presentear também invoca um sentimento de gratidão no próprio doador! Ao escolher um presente, ou ao apoiar alguém com quem nos importamos, estamos muitas vezes também expressando que estamos gratos pelo papel dessa pessoa em nossas vidas. Isso cria um ciclo de contentamento, redução do estresse, e cria um hormônio chamado oxitocina, que é responsável por nos fazer sentir conectados, felizes e empáticos.


Sabemos que fazer as compras de festas de fim de ano às vezes pode parecer uma tarefa árdua, com multidões, planejamento e gasto de tempo, mas esperamos que este post ajude a ter em mente que não é só isso. Para cada presente que você decide dar a alguém, você estará relembrando memórias, externando seu carinho para as pessoas que você se importa mesmo à distância, e preparando para você mesmo uma grande dose de felicidade. Então, quando as compras de natal te parecerem uma montanha de trabalho lembre-se que é a mais pura verdade que é melhor dar do que receber – e a ciência prova! 🙂

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *